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Dungeon é uma habilidade em que o jogador explora as masmorras (floors) de Kalaboss e usa outras habilidades para as completar, dando experiência quer em Dungeon quer nas outras habilidades. Esta habilidade é gratuita e é a mais recente do jogo, lançada no dia 12 de abril de 2010. Originalmente foi planejada para ser uma atividade (minijogo), mas de tão complexa, a atividade se transformou em uma habilidade.

anel da afinidade é uma importante e obrigatória ferramenta para treinar dungeon. Com ele, você pode gerenciar grupos e checar seu progresso. Você o consegue falando com o Tutor de Dungeon na frente da entrada de Kalaboss

Para acessar a interface do grupo, abra onde estão as opções do anel, clique nele com o botão esquerdo. Lá você poderá criar ou gerenciar um grupo, convidar pessoas (até 4) e checar seu progresso nas masmorras, assim como observar seus níveis das habilidades.

Há vários tipos de masmorras, classificadas em:

  • Níveis
  • Jogadores
  • Complexidade
  • Tamanho

Quanto maior ambos, mais difícil será a masmorra, e mais experiência será adquirida no final.

Índice

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Em KalabossEditar

As masmorras de Kalaboss são um mundo à parte. Há varias salas, portas e monstros, e tudo depende das opções da masmorra. Para chegar à sala final, você deve derrotar monstros, encontrar chaves, abrir portas com chaves ou habilidades, etc.

SalasEditar

Salas dungeon.png

As masmorras são constituidas de salas. Quanto maior a masmorra, maior as salas.

O conjunto completo deFractita
Aleatoriamente são espalhados recursos por elas, como peixes, árvores, bovixaréus (para coletar couro), minérios entre outros. Além disto, a maioria das salas contém monstros relacionados ao tipo do nível.

 

As portas para outras salas raramente estão abertas totalmente. Você precisará realizar alguma coisa para abrir a porta.

Se for uma porta guardiã, é necessário matar todos os guardiões da sala. Bovixaréus não contam, pois não são agressivos e são usados para fazer armaduras para arqueiros. Se for uma porta de chave, encontre a chave correspondente. Se for uma porta de habilidade, você precisará do nível e ferramenta respectivas. Nem sempre você precisará de uma ferramenta para abrir a porta.

Note que algumas portas levam para salas bônus. Geralmente estas vão requerer um nível de uma habilidade bastante alto. Um jogador pode abri-la para ganhar mais experiência no final consumindo poções que ele ou outro integrante do grupo fazer. Se você tem as condições de alcançar o nível com poções, faça pela experiência final.

Ainda há mais um tipo de porta, que só irá abrir resolvendo um engima, que pode ser de raciocínio, habilidade ou combate.


RecursosEditar

Contrabandista.png

O poder emanado do fundo de Kalaboss tornou-o um ambiente propício à novas formas de matéria prima e vida. Por isso, Kalaboss tem seus recursos (e até mesmo criaturas) únicos deste lugar, algumas vezes até mais fortes que recursos do próprio RuneScape. Por este motivo, os recursos foram classificados de 1 até 11, dependendo do seu poder. São eles: couro, madeira, metais, peixes, plantas e criaturas. Tudo que você precisa para sobreviver em Kalaboss está aqui. Porém, utilizando habilidades que você aprendeu em RuneScape para transformar peixes em alimento, metais em armaduras e armas, flores em túnicas, ervas em poções, galhos em arcos, flechas e cajados e assim por diante.

Madeira é conseguida nas paredes. Peixes podem ser pescados nas fontes de água. Couro pode ser adiquirido caçando bovixaréus. Metal é conseguido em aflorações rochosas entre as salas. Flores para transformar em tecidos são encontradas em buracos nas salas&nbsp etc.

Armas e armaduras de classe 11 podem ser obtidor apenas derrotando bosses(monstros mais fortes, localizados sempre na última sala da masmorra, e devem ser derrotados para o término da masmorra).


MonstrosEditar

Em qualquer masmorra de Kalaboss em que você se aventurar encontrará oponentes. Estes seres são muito mais inteligentes que os monstros de RuneScape, pois podem achar seu esconderijo e até atacar aquele membro vulnerável. Por isto, tome cuidado e não se esqueça de usar orações se necessário.


BossesEditar

Boss de dungeon.png
Glutanpopótamus.

boss (oponente final, na última sala) fica em uma sala marcada com um rosto demoníaco vermelho no mapa. Todos os bosses podem utilizar os três estilos de ataque, juntamente com uma habilidade especial, fazendo-os monstros únicos, difíceis e emocionantes para derrotar. Quando um boss é morto, uma porta se abre para o próximo nível, e geralmente um objeto é deixado (armadura ou carta).

Tipo de AndarNome do BossDungeoneering.pngRequeridoAndaresMembros?

Congelado

(Andares 1-11)

Glutanpopótamus 1 1-11 Não
Astea Gelateia 1 1-11 Não
Osso Gélido 1 1-11 Não
Inimigo Gelado Irradiante 5 3-11 Não
Lakhrahnaz Congelador 11 6-11 Não
To'Kash Esfriassangue 17 9-11 Não

Abandonado 1

Também encontrados em Abandonado 2

(Andares 12-17)

Horda esqueletal 23 12-17, 30-35 Não
Duende Geomante 23 12-17, 30-35 Não
Besta Baluarte 23 12-17, 30-35 Não
Portapraga Profano 29 15-17, 30-35 Não

Mobilado

(Andares 18-29)

Martelador 35 18-29 Não
Pisador 35 18-29 Não
Har'Lakk Divisor 35 18-29 Não
Rune-Aurélio-Scape 39 20-29 Não
Sagitário 45 23-29 Não
Khighorahk Lêmure 51 26-29 Não

Abandonado 2

(Andares 30-35)

Ihlakhizan Criatreva 59 30-35 Não
Bal'lak Socador 65 33-35 Não

Oculto

(Andares 36-47)

Trio Esqueletal 71 36-47 Sim
Runedonte 71 36-47 Sim
Zumbi Macabreira 71 36-47 Sim
Necrolorde 77 39-47 Sim
Mitósico Haasghenahk 83 42-47 Sim
Yk'Lagor, o Atroador 89 45-47 Sim

Deformado

(Andares 48-60)

Blink 95 48-60 Sim
Gulega Deformado 95 48-60 Sim
Atormentador 95 48-60 Sim
Devorador da Esperança 101 51-60 Sim
Globo-glutão Shukarhazh 107 54-60 Sim
Kal'Ger, o Senhor da Guerra 113 57-60 Sim

Adquirindo experiênciaEditar

Experiência.png

 

Jogadores lutando com umboss de dungeon: Rune-Aurélio-Scape.
Adquirir experiência nesta habilidade é relativamente fácil, contando que você saiba fazer isto corretamente.

 

Quando você termina um nível, alguns fatores são levados em conta, mas principalmente o prestígio. Para acumular prestígio o jogador deve completar todas os andares possíveis no seu nível. Depois disto, resetar e começar tudo de novo.

Procure fazer os primeiros andares na complexidade 1 para completá-los rapidamente. Os andares mais avançados complete com um grupo de 5 pessoas para que sua experiência suba estupendamente.

RecompensasEditar

As recompensas de Dungeon podem ser adquiridas através das fichas, que podem ser adiquiridas no final de uma masmorra, as recompensas são geralmente muito caras, porém elas são bastante eficientes.

Linguagem própriaEditar

Após alguns dias depois do lançamento de dungeon, as pessoas desenvolveram siglas, palavras e gírias para melhor se comunicar enquanto praticam a habilidade. São elas:

PalavraSignificado
F Abreviação do inglês do andar ou nível (floor). Vem acompanhado de um número: F12, F32, etc.
Keyer O jogador que carrega as chaves
Tooler O jogador que carrega as ferramentas.
Solo Praticar dungeon sozinho.
Duo Praticar dungeon em 2 pessoas.
Rush Matar apenas monstros para abrir portas guardiãs.
HT Do inglês home teleport, é o teleporte para voltar à sala iniciou pode simplesmente SER esta.
DE Do inglês dead end, é uma sala que não tem saída.
DEK Do inglês dead end key, é uma sala que não tem saída, mas contém uma chave dentro.
DENK Do inglês dead end no key, é uma sala que não tem saída nem chave dentro.
GD Guardian door, porta guardiã.
GGS Do inglês Group Gate Stone, é para se dar o teleporte de grupo.
GGSGD Dar teleporte de grupo para se fazer a portas guardiãs.
MGT Do inglês Move Gate Stone, é para mover a Group Gate Stone para a tua gate individual.

Nota: Desde a última actualização, as portas de habilidades baseiam-se agora nas habilidades mais altas do grupo. O tooler deixou de existir devido ao ToolBelt de Dungeon. O keyer deixou de carregar as chaves, visto que todos podem nas apanhar agora.

CuriosidadesEditar

 

Um jogador que acabou de ganhar nível 50 em Dungeon.
Imagem mostrada na notício do lançamento de Dungeon
*Houveram duras críticas dos jogadores brasileiros e portugueses sobre a parcial tradução de dungeoneering para Dungeon. Mod Giuly, uma das moderadoras brasileiras, se manifestou para a comunidade:

 

"Nós pensamos nisso quando decidimos escolher uma palavra em inglês para a nova habilidade. Foi um risco que decidimos correr, mas quer saber o que tínhamos em mente?
Bom, vou tentar explicar o melhor que posso, mas não espero que você mude de opinião, pois você está no seu direito de discordar.
Fizemos muitas pesquisas, sessões de brainstorming e tudo mais. Trabalhamos nessa nova habilidade por mais de nove meses, tudo foi bem pensado e executado. Mas sei que vocês sabem que trabalhamos muito e sempre visamos fazer um excelente trabalho.
A língua inglesa é bastante flexível e quase não tem restrições com relação à formação de verbos. Dungeoneering em si não existe (eu acho, não achei no dicionário). Eles criaram essa palavra. Pensamos em traduzir como Exploração de Masmorra, mas pensamos na mecânica do jogo e nas possíveis restrições de espaço e desistimos. Foi aí que escolhemos Dungeon, pensando naqueles jogadores que mesmo com a versão brasileira insistem em usar nomes em inglês no meio das frases. Ex. Ninguém fala "recompensas" todo mundo ainda fala "rewards". Tomamos com base o feedback desses jogadores depois do nosso lançamento e arriscamos.
Quem sabe com o tempo a palavra Dungeon não é incorporada no vocabulário rúnico?
Ah, e só a título de curiosidade: você reparou que as outras línguas deixam Daemonheim como Daemonheim e nós tivemos a ideia de chamá-lo de Kalaboss - que é um misto de calabouço com mostro boss?